Mais previsões: Previsao do tempo 30 dias

Com assistência da Emater-RO, produtor vence concurso com vaca de mais de 73 litros de leite/dia

Produtores assistidos pela Emater-RO através do projeto Consultec têm batidos recordes de produção

Concurso leiteiro regional do Vale do Jamari realizado na cidade de Ariquemes apresentou animais com produção diária que superou as expectativas, os primeiros lugares das categorias vaca e novilha foram para Machadinho do Oeste, confirmando a aptidão do município na atividade leiteira. A vaca novelinha da senhora Hosana Damasceno foi a campeã, com uma produção de 73,1 litros de leite por dia, e na categoria novilha a campeã foi Ousada, de Mateus Oliveira, que produziu 51,27 litros dia, ambos orientados pelo extensionista Fernando Arnês de Castro, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).

Para atender os produtores de leite o governo do Estado criou o Programa Consultec que é executado pela Emater-RO, trata-se de uma consultoria técnica e de gestão das propriedades dedicadas à produção leiteira. O programa disponibiliza profissionais especializados para acompanhar de modo intensivo os produtores prestando assistência técnica e suporte na gestão da propriedade rural, para alcançar a máxima eficiência na produção leiteira.

Animais de primeira cria ainda estão desenvolvendo o potencial produtivo

As altas produtividades alcançadas no concurso leiteiro da região do Vale do Jamari revelam a importância do serviço de assistência técnica público e gratuito, oferecido pelo governo de Rondônia, através da Emater-RO. Também confirma a aptidão de Machadinho do Oeste para a pecuária leiteira, e o cuidado do governo com esta atividade, como demonstra a fala do governador “ a pecuária leiteira é fundamental para a geração de emprego e renda no campo, e é importante para a segurança alimentar da população”, disse o governador Marcos Rocha.

Os proprietários da vaca campeã do concurso deste ano, seguem todas as orientações técnicas da Emater-RO, inclusive já utilizam a avançada tecnologia para criação de vacas de leite conhecida como sistema Compost Barn, modelo técnico que prioriza o conforto e bem estar animal, diz Alessandro Pedrali, gerente do escritório da Emater-RO em Machadinho do Oeste.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Alessandro Pedrali
Emater-RO

Leia também