Mais previsões: Previsao do tempo 30 dias

PORTO VELHO: Complexo da EFMM será reaberto ao público neste sábado

Neste sábado (4), está programada  a cerimônia de abertura da primeira etapa de abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM),  em Porto Velho. Conforme a prefeitura do município, cerca de R$30 milhões foram investidos, por meio de compensação ambiental da hidrelétrica Santo Antônio Energia e de recursos próprios da gestão municipal.

Após a abertura do espaço, as visitas ao Complexo e ao museu serão gratuitas, mas para garantir o acesso ao local, o interessado deverá fazer reserva no site da organização aqui. No ato, a pessoa pode escolher se quer visita guiada ou não.

FUNCIONAMENTO

Conforme a administração, o museu ficará aberto de quarta a domingo. De quarta a sábado, o horário de funcionamento será das 10h às 18h e aos domingos, das 10h às 16h. Veja a programação.  

O serviço de recepção e guiamento do Museu da EFMM por 90 dias ficará a cargo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), e a Fundação Cultural de Porto Velho, ficarão responsáveis. 

A OBRA

De acordo com a prefeitura, toda área, medindo 106.000 metros quadrados foi revitalizada, incluindo os três galpões da ferrovia. No primeiro espaço está um museu cujo acervo conta a história da EFMM. As outras áreas devem ser destinadas no futuro para a instalação de restaurantes e quiosques.

O local também recebeu a reconstrução do deck de madeira, pista de caminhada, área verde e estacionamento para mais de 270 carros. Toda a obra foi supervisionada e seguiu as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A prefeitura de Porto Velho deu a ordem de serviço para a revitalização do Complexo em outubro de 2018. Já em janeiro de 2023, foi divulgado o resultado final do processo de licitação para a concessão, sendo a empresa Amazon Fort Soluções Ambientais e Serviços de Engenharia Ltda vencedora do certame e responsável pela administração do local. 

Fonte: A Gazeta de Rondônia/ com informações da Superintendência Municipal de Comunicação

Fotos: Foto: Wesley Pontes/ Leandro Morais

Leia também