Mais previsões: Previsao do tempo 30 dias

Para líder do governo, crise na direita abre caminho para o PT em 2026

Para José Guimarães (PT – CE), conflito na família Bolsonaro e falta de liderança evidenciam racha na direita

Brasília –O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), avaliou neste sábado (6) que a direita perdeu rumo após a prisão de Jair Bolsonaro (PL). Para ele, a escolha de Flávio Bolsonaro como pré-candidato ao Planalto em 2026 é acertada do ponto de vista do ex-presidente, mas evidencia uma divisão que, segundo o deputado, acaba fortalecendo o PT.

Guimarães afirmou que Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais serão decisivos na eleição de 2026 e citou episódios recentes envolvendo a família Bolsonaro que, na visão dele, acabaram beneficiando Lula.

Um dos casos mencionados foi o atrito público entre Michelle Bolsonaro e aliados do PL no Ceará, que gerou reação dos filhos do ex-presidente.

O deputado também comentou que Flávio desponta como nome mais “estável” dentro do grupo bolsonarista, avaliando que outros nomes citados pela direita, como Tarcísio de Freitas ou Ratinho Jr., não teriam garantias de seguir alinhados ao ex-presidente caso chegassem ao Planalto.

Guimarães, que participou da reunião do Diretório Nacional do PT em Brasília, disse que o partido trabalha para fortalecer candidaturas ao Senado e à Câmara, além de consolidar palanques estaduais para Lula.

No Sudeste, o PT já definiu candidatura ao Senado no Rio com Benedita da Silva e apoio a Eduardo Paes ao governo. Situações como as de São Paulo e Minas ainda dependem de articulação  com possibilidades envolvendo Fernando Haddad e Geraldo Alckmin.

 

Da Redação / portald24@diarioam.com.br

 

Leia também