Imunização protege recém-nascidos contra a bronquiolite e reduz riscos de internação nos primeiros meses de vida
As duas fazem parte do grupo de gestantes a partir de 28 semanas que agora podem receber a dose contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite, uma das principais causas de internação em bebês nos primeiros meses de vida.
Proteção antes de nascer
A vacina oferecida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem como objetivo reduzir complicações respiratórias nos recém-nascidos. Ao se vacinar, a mãe transfere anticorpos capazes de proteger o bebê nos primeiros dias de vida, quando ele ainda não pode receber imunizações próprias contra o vírus.
Possíveis reações
Assim como qualquer vacina, podem ocorrer algumas reações leves e temporárias, como:
– Dor no local da injeção
– Fadiga
– Dor de cabeça
– Mialgia (dor muscular)
– Náusea
“Essas reações são esperadas e indicam que o organismo está respondendo ao imunizante. Na maioria das vezes, são leves e desaparecem espontaneamente em poucos dias”, explica Elizeth Gomes, coordenadora de imunização da Semusa.
A Semusa orienta que, caso a gestante sinta algum desconforto ou tenha dúvidas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Disponível nas unidades da capital
A vacina já está disponível nas UBSs de Porto Velho, seguindo os horários de atendimento de cada unidade. A recomendação é que todas as gestantes a partir de 28 semanas procurem o serviço, garantindo proteção para si e para o bebê.
Com a chegada dessa nova etapa da campanha, histórias como as de Deiziane e Bianca se repetem por toda a cidade, mães que carregam no peito o mesmo sentimento: o desejo de proteger quem ainda nem chegou ao mundo.
PMPVH

.jpeg)


