Para aproveitar as celebrações sem prejudicar o organismo, a chave é o equilíbrio e a moderação nas porções
São Paulo – As festas de fim de ano são repletas de tradições gastronômicas, mas a combinação de pratos ricos e pesados da ceia natalina pode afetar negativamente a saúde intestinal, resultando em inchaço e desconforto. Para aproveitar as celebrações sem prejudicar o organismo, a chave é o equilíbrio e a moderação nas porções.
Segundo nutricionista Cibele Santos cinco grupos de alimentos tradicionais que merecem atenção especial pelo seu potencial de desequilibrar a flora intestinal e sobrecarregar o sistema digestivo:
Alimento Problemático Por Que Causa Desconforto Alternativas Sugeridas
1. Carnes Processadas (Presunto, Linguiça, Salame) São de difícil digestão devido ao alto teor de sódio, conservantes e gorduras, podendo levar ao inchaço e à sensação de peso. Opte por carnes magras assadas, como peito de peru ou lombo suíno, preparados de forma mais natural.
2. Doces Típicos (Panetone, Rabanada) Excessivamente ricos em açúcar refinado e gorduras, que podem desequilibrar rapidamente a flora intestinal e causar picos de glicemia. Prefira frutas frescas ou sobremesas à base de frutas e preparadas com menos açúcar.
3. Bebidas Gasosas (Refrigerantes) O gás leva diretamente ao inchaço e desconforto abdominal. Além disso, contêm corantes e aditivos que podem ser considerados tóxicos para o corpo. Substitua por águas aromatizadas com frutas e ervas, ou por chás gelados naturais.
4. Pratos Fritos (Aperitivos e Salgados) São extremamente pesados para o sistema digestivo, exigindo um esforço metabólico muito grande para serem processados, o que sobrecarrega o fígado e o intestino. Escolha aperitivos assados ou versões grelhadas e cozidas.
5. Laticínios em Geral (Queijos, Cremes) Para muitas pessoas, a intolerância à lactose ou a dificuldade em digerir proteínas do leite é um problema. O consumo excessivo pode gerar gases e diarreia. Tenha cautela com pratos cremosos e considere opções plant-based para quem tem sensibilidade.
A nutricionista reforça que o segredo é não abrir mão das festividades, mas sim introduzir opções mais leves: “O organismo agradece quando equilibramos os itens mais densos com saladas, vegetais cozidos e frutas. A moderação das porções é sempre a melhor estratégia para evitar a disbiose intestinal e o mal-estar após a ceia.”
Da Redação / portald24@diarioam.com.br


