Presidente afirma que acordo prevê a compra de produtos agrícolas americanos e medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos
WASHINGTON – O presidente americano, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 7, que a Venezuela comprará apenas produtos manufaturados nos Estados Unidos com o dinheiro obtido com o petróleo vendido sob supervisão de Washington. Ontem, Trump anunciou que Caracas havia se comprometido a vender de 30 milhões a 50 milhões de barris anteriormente alvo de sanções ao país.
“Acabo de ser informado de que a Venezuela vai comprar ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE produtos fabricados nos Estados Unidos com o dinheiro que receber de nosso novo acordo petrolífero”, publicou Trump em sua rede Truth Social.
“Essas compras incluirão, entre outras coisas, produtos agrícolas americanos e medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos fabricados nos Estados Unidos para melhorar a rede elétrica e as instalações energéticas da Venezuela”, afirmou.
Submetida a um bloqueio petroleiro, e com o presidente deposto Nicolás Maduro em uma prisão de Nova York, a Venezuela anunciou nesta quarta que negocia com Washington a venda de “volumes de petróleo”, um recurso natural que o governo Trump garante que passará a controlar “indefinidamente”.
O republicano fez da política tarifária e dos seus esforços para reindustrializar os Estados Unidos seu eixo econômico principal.
O suposto acordo da Venezuela para a aquisição de produtos feitos nos Estados Unidos é “uma escolha sábia”, garantiu Trump. / AFP
Estadão


