Mais previsões: Previsao do tempo 30 dias

Ministério da Saúde autoriza realização de transplantes renais em Rondônia

Rondônia está em 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos

Após autorização do Ministério da Saúde (MS), o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, está apto a realizar cirurgias de transplante renal. A unidade de saúde, que é administrada pelo Governo de Rondônia, recebeu o aval por meio da Portaria MS nº 1.668, de 14 de maio de 2024.

De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa tem por objetivo  desenvolver a saúde em Rondônia, e garantir que os pacientes tenham acesso a mais serviços sem ter que se deslocar para tratamento fora de casa (TF).

PRÓXIMOS PASSOS

De acordo com o secretário de Estado em Saúde, Jefferson Rocha, a pasta deve iniciar em breve a reorganizar os serviços, como a compra de insumos necessários para a realização de cirurgias de transplante renal, visando a descentralização dos transplantes.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS  

Rondônia, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, está em 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos.

Conforme Edcleia Gonçalves, coordenadora do Centro de Transplantes de Rondônia, potenciais doadores,  é quando se trata de casos de notificação de morte encefálica. Já a doação efetiva, a morte encefálica foi confirmada, momento em que a família pode optar por doar o órgão.

Fonte: A Gazeta de Rondônia, com informações do Governo de Rondônia

Foto: Divulgação

Leia também