Assim como a Eurocopa, a Copa América de 2024 deve marcar a despedida de vários craques do futebol moderno das grandes competições com suas seleções. Os grandes exemplos que se encaixam neste cenário estão nas seleções da Argentina e do Uruguai. No grupo das favoritas para levar o título da competição, as campanhas das duas nações vizinhas do Brasil podem coroar os craques que estão próximos de encerrar suas carreiras.
Atual campeã do mundo e da Copa América, a Argentina tem dois dos grandes nomes que podem estar vivendo seus últimos dias como atletas de seleção. Dí Maria já declarou que vai se aposentar da seleção argentina ao fim da competição.
Aos 36 anos, o meia-atacante vai para sua última disputa de título com a seleção de seu país nos Estados Unidos. Com 140 jogos, 31 gols e 29 assistências, Ángel Di María deixa uma bela trajetória pela equipe argentina.
Outro nome importante que pode estar chegando ao fim de sua contribuição com a seleção de seu país é Lionel Messi. O argentino completa 37 anos de idade durante a disputa da Copa América, no dia 24 de junho. Em dezembro, o craque se manifestou sobre a preparação para a competição.
— Enquanto me sentir bem e puder continuar contribuindo, vou (continuar jogando pela Argentina). A única coisa em que penso hoje é chegar à Copa América — afirmou no documentário “Campeones, un año despues” (Campeões, um ano depois) .
E ele chegou. Vivendo boa fase no Inter Miami depois de sofrer com uma lesão no tendão da perna direita, ficando fora dos amistosos da Argentina em março deste ano. Depois de seu retorno aos campos, Messi disputou 12 jogos (10 pelo Inter Miami e dois pela Argentina). O craque marcou 11 gols e distribuiu 10 assistências nas partidas.
Ele não nega que gostaria de participar da Copa do Mundo de 2026, mas tem consciência de que até lá estará em uma idade que “normalmente não é suficiente” para disputá-la. Messi já estará próximo de completar 41 anos durante a Copa América de 2028. O camisa 10 acumula 182 jogos, 108 gols e 57 assistências pela seleção da Argentina.
O mais experiente do trio é Luís Suárez. O uruguaio já tem 37 anos e já havia anunciado sua aposentadoria da Copa América na edição de 2021. Ainda presente na seleção de seu país, o atacante do Inter Miami está mais próximo do adeus à Celeste.
— Seria o final perfeito para a carreira que tive na seleção — disse ele em fevereiro, quando questionado sobre a competição que será disputada nos Estados Unidos.
Luís Suárez tem 138 jogos pela seleção uruguaia, com 21 assistências e 68 gols marcados, sendo o maior artilheiro do Uruguai. Com Marcelo Bielsa no comando, o atacante buscará ampliar sua vantagem sobre Cavani, que não foi convocado para o torneio, como maior artilheiro da Celeste.
Messi e Di María estarão em campo nesta quinta-feira, quando a competição começa com o duelo entre Argentina e Canadá, às 21h (de Brasília), em Atlanta.
Fonte: Redação do ge