Pesquisar
Close this search box.

Governo Federal reconhece situação de emergência em 26 cidades de Rondônia

As prefeituras desses municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para diversos procedimentos.

Para tentar diminuir os impactos negativos provocados pelos incêndios florestais, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 26 municípios de Rondônia.

Com o reconhecimento de emergência, que ocorreu na quinta-feira (12), as prefeituras desses municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para diversos procedimentos, dentre eles, ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.

COMO PEDIR RECURSOS
Para solicitar recursos do governo Federal, por meio do MIDR, os municípios em situação de emergência deve ser feita no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Em seguida, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Caso o pedido seja aprovado, a medida com o valor a ser liberado é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU).

Além dos recursos financeiros, a Defesa Civil Nacional disponibiliza vários cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações, segundo o órgão, têm como público-alvo os agentes de proteção e defesa civil nas administrações municipais, estaduais e federal. Confira neste  neste link a lista completa dos cursos.

Em Rondônia, 46 reconhecimentos de emergência estão em vigor, sendo 26 por incêndio, 19 por estiagem e um por enxurradas.

MUNICIPIOS ATENDIDOS
A Portaria nº 3.091, que reconhece estado de emergência, atende os municípios de Alta Floresta D’Oeste, Alvorada D’Oeste, Ariquemes, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras, Costa Marques, Cujubim, Espigão D’oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho D’oeste, Ministro Andreazza, Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Santa Luzia D’Oeste, São Felipe D’Oeste, Urupá, Vale do Paraíso e Vilhena.

Fonte: A Gazeta de Rondônia