Avião interceptado era do Corpo de Bombeiros e transportava um paciente. Procedimento da FAB faz parte do policiamento do espaço aéreo.
Um avião do Corpo de Bombeiros de Rondônia, que fazia o transporte de um paciente de Porto Velho para o Paraná, foi interceptado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde da terça-feira (13). O momento foi registrado pelo bombeiro e piloto, João Cordeiro.
Quem vê as imagens pode se assustar pela proximidade das aeronaves, mas a ação é completamente normal e segura.
A aeronave do Corpo de Bombeiros transportava um paciente para realizar uma cirurgia cardíaca de alta complexidade em Arapongas (PR). Esse tipo de transporte aeromédico acontece com frequência, através de uma parceria entre os bombeiros e a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau).
Segundo Cordeiro, o caça se posiciona de forma visível para indicar a frequência de emergência utilizada nesses casos. A partir daí, ocorre a troca de informações entre as aeronaves.
Ao g1, a FAB disse em nota que os voos de interceptação de aeronaves fazem parte das medidas de policiamento do espaço aéreo e todas as aeronaves em voo no espaço aéreo brasileiro estão suscetíveis a essas medidas, independente de rota, altitude, performance ou critérios de propriedade do projeto.
Por g1 RO


