Mais previsões: Previsao do tempo 30 dias

Brasil deve ficar com base preferida na Copa do Mundo após recuo da França

Carlo Ancelotti fará sua próxima convocação em março para duelos com a França e a Croácia, nos EUA. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Hotel e centro de treinamento indicados ficam em Nova Jersey, região da estreia da seleção contra o Marrocos

Até o fim de janeiro, a seleção brasileira deve conquistar sua primeira vitória na Copa do Mundo de 2026, mesmo sem entrar em campo. A confirmação, por parte da Fifa, do local preferido indicado pela CBF para a concentração durante a fase de grupos.

Na lista de três opções enviada em dezembro, a confederação apontou três combinações de hotel e centro de treinamento, todas em Nova Jersey, região onde o Brasil estreará na Copa, em 13 de junho, contra o Marrocos. Havia apreensão de não ter o desejo atendido por causa de uma forte concorrente: a França.

Os atuais vice-campeões mundiais terão um calendário semelhante ao da seleção brasileira no início do torneio, com os dois primeiros jogos em Nova Jersey e na Filadélfia. Por isso, a ideia inicial dos franceses era também se estabelecer na área planejada pelo Brasil. Só que a diferença de local no terceiro confronto, com o Brasil atuando em Miami e a França próximo a Boston, acabou favorecendo a CBF.

Houve uma mudança de posicionamento da federação francesa ao enviar suas opções à Fifa, com preferência por instalar hotel e CT em Boston, onde enfrentará a Noruega em 26 de junho, partida que, em teoria, deverá definir a liderança do Grupo I.

Neste momento, o Senegal, que terá dois compromissos no MetLife Stadium, também demonstra interesse em se basear nas proximidades. Ainda assim, o Brasil terá prioridade na escolha: trabalhar no Columbia Park Training Facility, centro de treinamento do New York Red Bulls, clube que disputa a MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos, e ficar no The Ridge.

O complexo de hospedagem pertence à gigante de telecomunicações Verizon e é utilizado, em geral, para hospedagem e eventos destinados a funcionários e clientes. O hotel não é aberto ao público, fator considerado importante pela direção da CBF em razão da privacidade.

Já o CT passa por obras, mas a expectativa é que, até o início de junho, boa parte das instalações esteja concluída. Existe ainda a possibilidade de a CBF solicitar ajustes na infraestrutura, caso entenda que sejam necessários para melhorar as condições. A entidade poderá arcar com esses custos, se necessário.

Carlo Ancelotti conhece a região. O The Ridge fica a cerca de 20 minutos da Pingry School, local que serviu de base para a seleção italiana durante a Copa do Mundo de 1994, também disputada nos Estados Unidos. À época, o técnico era auxiliar de Arrigo Sacchi, comandante da Itália vice-campeã, derrotada pelo Brasil na final.

Estadão

Leia também