O cabo da Polícia Militar, Fábio Martins de Andrade Cardoso, 38, foi executado com seis tiros na cabeça na noite de domingo (12) no condomínio Orgulho do Madeira, zona Leste da capital de Rondônia. O militar estava em casa com a esposa quando duas mulheres o chamaram e a vítima ao descer foi atacada a tiros por um criminoso que estava escondido embaixo da escadaria e tinha apoio de outros comparsas. A arma do policial foi roubada após a execução. Segundo a perícia, o cabo da PM foi morto com seis tiros, todos na região da cabeça. Nove cápsulas de pistola calibre 9mm foram encontradas na cena do crime.
Policiais militares fizeram várias diligências e prenderam na madrugada (13) o criminoso do CV, Uilian O. C., 35, que teria sido o responsável por levar e buscar os comparsas que mataram o policial. Uilian estava em um carro modelo Creta de cor branca e confessou participação no crime.
Secretário estadual de segurança pública diz que combate ao crime organizado inclui ações dentro de presídios
Durante a manhã desta segunda-feira, o secretário estadual de segurança pública, Coronel Vital, concedeu uma entrevista coletiva dentro do condomínio Morar Melhor, onde ele relatou que a guerra contra as facções é um problema que ocorre em todo o país. Ele ainda garantiu que a situação está controlada em Rondônia.
“Isso é em todo o Brasil não é apenas em Rondônia, aqui em Rondônia já está controlado, mas se não apertamos, a facção irá crescer. Nós já pegamos o condutor do veículo que emboscou o PM, e vamos prender os outros responsáveis”, disse o Coronel Vital.
Ele ainda destacou que irá expandir o mais breve possível o projeto de pacificação que vem sendo desempenhado no condomínio Morar Melhor, que, segundo Vital, já apresenta resultados positivos.
“A segurança pública é mais forte que qualquer facção, o projeto iniciado no Morar Melhor será estendido aos demais condomínios, entre eles, o Orgulho do Madeira. Vai ser essa presença daqui para frente para que o poder público realize o seu trabalho à criminalidade”, disse Coronel Vital.
O secretário de segurança confirmou a explosão do totem de monitoramento dentro do Orgulho do Madeira e garantiu que, além de reposicionar o equipamento danificado, irá colocar mais um deles nas imediações do condomínio popular.
“Foi um totem de monitoramento e agora nós vamos remanejar e colocar mais outro dentro do Orgulho do Madeira, nós vamos cercar esse espaço com câmeras, que estão dispostas para dar mais segurança à comunidade”, relatou o Coronel Vital.
Para Vital, a parceria garantida pelo prefeito Léo Moraes (PODE), que criou a secretaria municipal de segurança pública, irá dar o apoio necessário para suprir a carência do efetivo. Ele destacou que um novo concurso da PM/RO vem sendo estudado.
“O efetivo é uma necessidade muito grande, mas é uma questão de orçamento, mas a gente já tem o apoio da prefeitura para realizar a segurança em locais como feiras, mercados e outros espaços públicos. Tão logo tenha o orçamento, nós realizaremos concurso público”, garantiu o Coronel Vital.
A atuação dentro dos presídios para serem inibidas as ordens de ataques por parte de lideranças de facções também foi abordada pelo secretário de segurança pública.
“De fato muitas das ordens saem de dentro dos presídios é preciso um trabalho mais rigoroso, nós fizemos uma reunião para intensificar o trabalho da SEJUS dentro do presídio, e agora é para cima, não podemos dar paz para a criminalidade e a SEJUS já abraçou e entendeu que precisa estar junto nesse combate”, finalizou o Coronel Vital.
Sugestão de Pauta.
Fonte: Rondoniavivo