Para que haja aderência e constância nos projetos realizados pela pasta, a Funcultural trabalha com um calendário quadrimestral, que determina quais eventos serão realizados durante todo o ano. O documento é elaborado em outubro do ano que antecede as ações, em conformidade com o Conselho Municipal de Cultura, e leva em consideração as demandas de cada segmento cultural.
“Eu sempre falo que a gente termina o ano com atividade cultural, e começa o ano com atividade cultural, que é o réveillon. Antes a gente não tinha esses eventos na cidade, a gente não tinha o tradicional Baile Municipal, o Arraial Municipal, os eventos de bandas e fanfarras que foram resgatados, e com esse calendário buscamos contemplar todos os segmentos culturais e resgatar alguns eventos”, explica o presidente da Funcultural, Godofredo Neto.
O evento que finaliza e inicia o ano é o tradicional réveillon, realizado no cruzamento da avenida Sete de Setembro com Farqhuar. A programação reúne artistas locais e uma grande queima de fogos. Já em fevereiro a Prefeitura de Porto Velho celebra a chegada do carnaval. O Baile Municipal no Mercado Cultural marca o pontapé das festividades momescas na cidade, e há ainda uma programação voltada para o público infantil.
No mês de junho o Arraial Municipal dá início ao período junino, com uma grande festa e apresentações de quadrilhas e bois-bumbás no Mercado Cultural. Posteriormente à data, a Prefeitura apoia mais um calendário de mais de 80 arraiais que acontecem em Porto Velho e nos distritos, por meio do “Circuito Junino”.
Projeto Arte no Entardecer e Cultura Itinerante
Além das festividades que marcam as comemorações típicas anuais, a Funcultural desenvolve ainda outros projetos que incentivam a cultura, como por exemplo o Projeto Arte no Entardecer. Criado em 2022, o projeto reúne teatro, dança, roda de capoeira, arte circense e música, levados para a população de forma itinerante, em diversos espaços públicos da capital.
Os distritos de Porto Velho também estão sendo contemplados com eventos arte e cultura, através do projeto “Cultura Itinerante”, que também leva apresentações musicais e artísticas para comunidades distantes da capital.
Festival de praia nos distritos
Outra programação que foi resgatada pela Funcultural são os festivais de praia realizados nos distritos de Porto Velho. As festividades promovem o desenvolvimento econômico e o turismo local, reunindo programações musicais e de entretenimento nas localidades de Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná e Vila Calderita.
“Porto Velho é uma região de muita praia de água doce, e também fizemos um resgate dos festivais de praia, criando atividades culturais, começando a partir das 17h com teatro, arte circense e dança. Buscamos levar uma programação para todas as idades, finalizando com a música, e nossos festivais também foram um resgate realizado pela Funcultural”, destacou.
Fonte: SMC
Foto: Wesley Pontes/ Leandro Morais/ SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)