A Câmara de Cacoal aprovou na manhã da segunda-feira (23), o Projeto de Lei 198/CMC/2024, de autoria dos vereadores Romeu Moreira, Edimar Kapiche e Paulo Roberto Duarte Bezerra (Paulinho do Cinema), que visa homenagear policiais militares, pioneiros, pessoas com relevantes serviços prestados à comunidade e uma jovem vítima de feminicídio, com a denominação de ruas no bairro Colina Park. Os vereadores enalteceram a iniciativa e destacaram os relevantes serviços prestados pelos homenageados.
Aprovada por unanimidade, a nova lei homenageia várias pessoas que contribuíram para a formação histórica do município de Cacoal. Entre os homenageados estão os policiais militares que faleceram na explosão do Quartel da Polícia Militar, ocorrida no dia 3 de fevereiro de 1982. Na justificativa do projeto, o vereador Romeu Moreira argumentou que “esses homens escolheram todos os dias sair de suas casas para proteger a sociedade contra diferentes tipos de perigo, e arriscaram suas próprias vidas para garantir a ordem e segurança na cidade de Cacoal. Seus méritos não poderiam deixar de ser reconhecidos, diante de todo serviço prestado com bravura, coragem e hombridade”.
Entre os homenageados também está o servidor público, engenheiro Aylton Déo de Freitas Filho, que prestou serviços à Prefeitura de Cacoal por 22 anos e faleceu no dia 2 de maio de 2024. Engenheiro Déo, como era conhecido, foi casado com a pioneira jornalista Nilcéia Freitas e deixou três filhos, Paulo Henrique, Aylton Neto e a caçula Maria Sophia, que hoje tem 13 anos. Sempre muito prestativo, fez uma legião de amigos. Em suas falas, os vereadores Paulinho do Cinema, Edimar Kapiche, Romeu Moreira e Zivan Almeida enalteceram os relevantes serviços prestados pelo engenheiro Déo ao município de Cacoal.
Também foram homenageados os pioneiros: Elvira Evangelista da Mota; Amauri Teixeira de Carvalho, pai do vereador eleito em 2024, Amarilson Carvalho; Antônio Jordão (Hotel Amazonas); José da Costa Muniz; Adonias Guedes de Souza; Setembrino Fernando Ragnini; Doutor Marcelo de Oliveira Motta; Theodomiro Nonato de Oliveira; Zedekias Ferreira Domiciano; Ernesto Holz, Coronel Iago Vieira Trindade e Tatiana Harmatiuk, vítima de feminicídio ocorrido no dia 23 de novembro de 1999, causando grande comoção na comunidade.
O vereador Romeu Moreira destacou que homenagear essas pessoas é o mínimo que o município pode fazer diante da grandiosidade dos serviços prestados por elas na formação de Cacoal. “Encerramos nosso mandato, mas continuaremos a render nossas homenagens a todos os pioneiros de Cacoal”, finalizou Romeu Moreira.
As ruas no bairro Colina Park receberão os seguintes nomes:
- Rua dos Golfinhos (antiga Rua 01) – Rua Cabo Antônio Braz de Souza
- Rua Iraúna-Grande (antiga Rua 02) – Rua Cabo Orival Marcondes da Silva
- Rua Araponga (antiga Rua 04) – Rua Cabo Orlando Pereira Filho
- Rua Azulão (antiga Rua 05) – Rua Cabo Lucas Carlos de Oliveira Rocha
- Rua Avoante (antiga Rua 06) – Rua Cabo Noel Gonçalves de Souza
- Rua Bem-te-vi (antiga Rua 07) – Rua Coronel Iago Vieira Trindade
- Rua Canário (antiga Rua 08) – Rua Cabo Manoel Pessoa Reis
- Rua Cardeal (antiga Rua 09) – Rua Cabo Moacir Ferreira Mendes Filho
- Rua Flamingo (antiga Rua 11) – Rua Maria Gomes de Lucena
- Rua Curió (antiga Rua 12) – Rua Cabo José Carlos Maçaneiro Bueno
- Rua Papagaio (antiga Rua 13) – Rua Pioneira Elvira Evangelista da Mota
- Rua Coruja (antiga Rua 14) – Rua Pioneiro Amauri Teixeira de Carvalho
- Rua Gralha-Azul (antiga Rua 16) – Rua Pioneiro Antônio Jordão
- Rua Cegonha (antiga Rua 23) – Rua Pioneiro José da Costa Muniz
- Rua Perdiz (antiga Rua 26) – Rua Pioneiro Adonias Guedes de Souza
- Rua Jaó (antiga Rua 33) – Rua Engenheiro Aylton Déo de Freitas Filho
- Avenida 02 – Avenida Tatiana Harmatiuk
- Avenida 03 – Avenida Pioneiro Setembrino Fernando Ragnini
- Ruas Alimentadoras 01 e 08 – Rua Cabo Antônio Andrade Silva
- Rua Alimentadora 02 – Rua Doutor Marcelo de Oliveira Motta
- Rua Alimentadora 04 – Rua Theodomiro Nonato de Oliveira
- Rua Alimentadora 06 – Rua Vigilante Zedekias Ferreira Domiciano
- Rua Alimentadora 07 – Rua Pioneiro Ernesto Holz Sobrinho
Fonte: Nilcéia Freitas