De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o final de semana será de instabilidades por todo o país
A atuação de sistemas frontais deve provocar instabilidades em boa parte do país neste sábado (17/1). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas chuvas intensas, tempestades severas e rajadas de ventos, com possibilidade pontual de queda de granizo no centro-sul do Brasil.
As áreas mais afetadas pelo sistema devem se estender desde o norte do Rio Grande do Sul, seguindo pelo sul de Santa Catarina, até o sul de São Paulo.
Os volumes de chuva previstos superam os 70 mm em áreas do Paraná, enquanto em grande parte de Santa Catarina e de São Paulo os acumulados podem alcançar 50 mm em 24 horas.
Além do da região centro-sul, grande parte do Centro-Oeste e Norte devem registrar fortes chuvas neate sábado. O Inmet emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para o oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e sul de Goiás.
O alerta abrange também os estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Pará e norte do Tocantins e Ceará.

Domingo
Neste domingo (18/1), um segundo sistema frontal deve avançar sobre o Rio Grande do Sul, espalhando instabilidades por todo o Sul. No litoral gaúcho, os ventos podem ultrapassar 70 km/h, elevando o risco de transtornos associados a rajadas intensas, com queda de árvores e interrupção de fornecimento de energia elétrica.
Fonte: Metrópoles


