Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Prefeitura encerra Semana de Conscientização do Autismo com palestras, em Ji-Paraná

O último dia foi marcado por palestras educativas, direcionadas aos profissionais da educação,.

Na sexta-feira (04), a Prefeitura de Ji-Paraná realizou o encerramento da Semana de Conscientização do Autismo, após uma programação intensa e significativa, voltada à inclusão, escuta e disseminação de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O último dia foi marcado por palestras educativas, direcionadas aos profissionais da educação, que atuam com dedicação para garantir um atendimento de qualidade às crianças neurodiversas. Os temas abordados incluíram: “Redução de Comportamentos Interferentes em Sala de Aula”, “Assentimento”, “A Importância da Fonoaudiologia no Autismo” e “Neurodiversidade – Do Cognitivo ao Sensorial”. As palestras trouxeram ferramentas práticas e reflexões valiosas para o dia a dia dos educadores.

A semana foi cuidadosamente planejada com atividades voltadas à sensibilização e à valorização da diversidade. No primeiro dia, uma caminhada reuniu crianças, famílias atípicas e profissionais da rede pública. No segundo dia, uma moção emocionante foi apresentada na Câmara Municipal, homenageando pessoas engajadas na causa. O terceiro dia contou com uma grande carreata, que levou quase mil pessoas às ruas da cidade. Já o quarto dia teve uma ação de panfletagem com foco na conscientização da população. O encerramento foi feito com palestras esclarecedoras, que trouxeram novo ânimo e conhecimento aos participantes.

Para o superintendente especial de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Ageu Lacerda, foi uma semana emocionante, que certamente fez com que muitas famílias se sentissem acolhidas e assistidas. O momento também reforçou o compromisso do município em valorizar os profissionais e aprimorar os atendimentos.

A Prefeitura de Ji-Paraná reforça seu compromisso com a inclusão. Esta foi apenas a primeira de muitas ações planejadas para oferecer mais suporte e acolhimento às famílias neurodiversas e aos profissionais da rede pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação da  Prefeitura