Foi suspenso pelo Poder Judiciário de Rondônia, em tutela provisória, a nomeação de candidatos aprovados no concurso público, realizado pela prefeitura de Pimenta Bueno. O certame foi realizado em maio deste ano e prevê o provimento de vagas para 21 cargos.
A suspensão foi solicitada pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO), que alegou, no pedido, a falta de embalagens plásticas lacradas para os candidatos durante a realização das avaliações, o que poderia possibilitar o acesso não autorizado a aparelhos eletrônicos.
Conforme informações do MP-RO, a escolha dos candidatos foi feita diretamente pela administração municipal de Pimenta Bueno, sem a contratação de uma empresa especializada para conduzir os procedimentos fundamentais, incluindo a elaboração do teste.
Ainda de acordo com o Ministério Público, não havia especialistas qualificados nas áreas de atuação contempladas no concurso para elaborar as perguntas, o que poderia prejudicar a imparcialidade do certame. A tutela jurisdicional de urgência foi concedida em ação civil pública proposta pela 2ª Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno.
Na decisão, o Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca destacou a importância de o município explicar a razão pela qual escolheu o local de impressão dos cadernos de prova. A Justiça determinou ainda, a suspensão temporária do ato de nomeação dos aprovados. A ação civil pública continuará tramitando até o julgamento do caso.
Dentre os cargos oferecidos no concurso, há vagas para médico, pedagogo social, fonoaudiólogo e professor.
Até o fechamento desta matéria, a prefeitura de Pimenta Bueno, não havia se manifestado sobre a decisão.
Fonte: A Gazeta de Rondônia
Foto: Divulgação