Após autorização do Ministério da Saúde (MS), o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, está apto a realizar cirurgias de transplante renal. A unidade de saúde, que é administrada pelo Governo de Rondônia, recebeu o aval por meio da Portaria MS nº 1.668, de 14 de maio de 2024.
De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa tem por objetivo desenvolver a saúde em Rondônia, e garantir que os pacientes tenham acesso a mais serviços sem ter que se deslocar para tratamento fora de casa (TF).
PRÓXIMOS PASSOS
De acordo com o secretário de Estado em Saúde, Jefferson Rocha, a pasta deve iniciar em breve a reorganizar os serviços, como a compra de insumos necessários para a realização de cirurgias de transplante renal, visando a descentralização dos transplantes.
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Rondônia, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, está em 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos.
Conforme Edcleia Gonçalves, coordenadora do Centro de Transplantes de Rondônia, potenciais doadores, é quando se trata de casos de notificação de morte encefálica. Já a doação efetiva, a morte encefálica foi confirmada, momento em que a família pode optar por doar o órgão.
Fonte: A Gazeta de Rondônia, com informações do Governo de Rondônia
Foto: Divulgação


