Esqueça a ideia de que algo faz bem ao seu patudo só por ser “saudável”. Quando se trata da dieta do seu amigo de quatro patas, as dinâmicas mudam substancialmente. Talvez a tosta de abacate saudável e instagramável não tenha assim tantos benefícios para o seu animal de estimação.
Entre uma salada de legumes e um prato de picanha é fácil de perceber qual é que é o mais saudável. Mas saudável para quem? Se for para o seu patudo esta lógica pode mudar substancialmente — por mais saudável que a salada seja, se tiver algum destes alimentos, pode fazer-lhe muito mal!
Quando é da dieta do seu patudo que se trata, esqueça a ideia de “alimentos saudáveis”.
Não é pelo rótulo da ração do seu cão dizer que é rica em proteínas e minerais que os donos a vão consumir. Então, porque é que haveria de o alimentar com os alimentos que inclui na sua dieta?
Os especialistas do Veterinary Secrets esclarecem que este método é perigoso e deve ser revisto. Tome nota dos alimentos saudáveis que não pode mesmo dar ao seu patudo.
Alimentos saudáveis que prejudicam a saúde do seu cão
Abacate
Esta fruta rica em ‘gorduras boas’ contém persina, que pode “causar vómito e diarreia”. A espécie de abacates da Guatemala (Persea americana) é a que contém esta substância tóxica em maior quantidade, segundo estes especialistas e, por isso, apresentam maior risco.
Nozes
Este fruto seco pode conter “uma toxina desconhecida que afeta o sistema nervoso e muscular”, podendo causar paralisia, fraqueza e problemas digestivos.
Cebolas
As cebolas “contêm tiosulfato que pode levar a anemia”.
Uvas e uvas passas
Esta fruta pode “causar insuficiência renal aguda em cães. O composto tóxico é desconhecido e não há tratamento disponível — então o melhor é evitá-los completamente”, explicam.
Frutas com sementes e caules tóxicos
Maçãs, damascos, cerejas, pêssegos e ameixas “contêm compostos de cianeto nas sementes e caules.
Se o seu patudo ingerir algum destes caules ou sementes de alimentos, os sintomas podem incluir: “pupilas dilatadas, dificuldade respiratória e hiperventilação”. Estes especialistas garantem que “a fruta em si pode ser segura”, no entanto recomendam que se evite sementes e caules.
Batatas
Batatas “contêm solanina, que pode causar vómito, diarreia, perda de apetite, confusão, fraqueza, pupilas dilatadas e frequência cardíaca lenta”.
Noz-moscada
Em doses elevadas, a noz-moscada pode ser fatal, podendo causar “tremores, convulsões e anormalidades do sistema nervoso”.
Folhas e caules de tomate
“Contêm solanina, que afeta tanto o sistema gastrointestinal quanto o sistema nervoso central”.
O que pode fazer se o seu patudo ingerir um alimento tóxico
Procure o um veterinário imediatamente
Estes especialistas referem que a ingestão destes alimentos é semelhante a um “envenenamento”, sobretudo quando acontece em grandes quantidades. Como tal, alertam para os donos levarem os animais imediatamente ao veterinário.
Ainda assim, saiba que a prevenção é o melhor remédio, portanto, “a forma mais eficaz de evitar o envenenamento é a prevenção”. Armazene estes alimentos e substâncias tóxicas fora do alcance do seu patudo.

Notícia ao Minuto


